top of page

Palestra: A falcoaria como ferramenta para a conservação ambiental - 30/04/2016

Sala pronta!!!
Galera boa!!!

3ª Ação - 30/04/2016

Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

 

Palestra: A falcoaria como ferramenta para a conservação ambiental

 

O Projeto Comunicação Ambiental consiste na conscientização ambiental através da divulgação de informação, que resulte em bem-estar comum e possa contribuir para a formação do cidadão socialmente e ambientalmente crítico, sensibilizado e engajado.

 

A Falcoaria é uma arte milenar que utiliza aves de rapina treinadas para caçar espécies da fauna silvestre. Tal arte, atualmente, é bastante utilizada em prol da conservação das aves de rapina, contemplando projetos de reprodução, criação, reintrodução e reabilitação das mesmas. Tradição, conservação e educação ambiental caminhando juntas.

 

Além disso, as experiências e conhecimentos adquiridos nestes projetos servem como base para ações focadas em outros grupos de aves, resultando em consequências positivas para a conservação das aves silvestres. Em 2010, a Falcoaria foi nomeada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (UNESCO).

 

A Falcoaria também é utilizada para o controle de espécies consideradas problema, geralmente espécies exóticas nocivas, sendo consideradas pragas como o pombo-doméstico (Columba livia) e pardal (Passer domesticus). E hoje, é uma importante aliada na segurança dos aeroportos.

 

O Objetivo da palestra é difundir a importância da prática para a conservação desses animais e seus habitats, assim como dar mais uma opção de atividade saudável para os estudantes.

 

Conhecer para Conservar !!!

 

O Grupo Curupira Ativismo Ambiental agradece ao biólogo Pedro Monteiro de Castro Gouvêa e ao falcoeiro Duílio Francisco Lobo pela disponibilidade e gentileza, assim como toda a equipe da Spizaetus Ambiental.

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

©| Instituto Curupira. Todo conteúdo pode ser compartilhado colocando os devidos créditos.

bottom of page