700 animais são resgatados em operação no interior da Bahia
- Do Ibama
- 10 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

Setecentos e dez animais foram resgatados durante operação coordenada pelo Ministério Público da Bahia, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outros órgãos. Cinco pessoas foram detidas pelos fiscais, que apreenderam 16 armas e 405 quilos de agrotóxicos. Também foram destruídos 149 fornos de carvão.
Entre os animais resgatados havia 76 filhotes de papagaio, seis de tucano e três veados. A operação foi realizada no fim de novembro em 18 municípios. Resultou em multas que totalizaram R$ 584 mil.
Uma fazenda no município de Cocos (BA) era utilizada como depósito por traficantes de animais e foi desativada. Cerca de 90 aves foram encontradas em um viveiro improvisado. "Muitos estavam machucados e subnutridos. Esses animais precisarão ficar pelo menos seis meses no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para reabilitação até poderem voltar para a natureza”, disse o servidor do Ibama Ariosvaldo Antunes da Luz, que chefiou a operação.
O dono da fazenda foi acusado de pagar crianças da região para retirar filhotes de aves dos ninhos. O Ministério Público pediu à Justiça a prisão preventiva do proprietário e o agravamento da multa por maus tratos. Dos 710 animais, 260 foram encaminhados para o Cetas de Vitória da Conquista (BA). Os outros foram libertados.
Comentarios