top of page
Destaque

UNEB e MMA vão ofertar curso para formação de agentes populares

  • Da Uneb - Por Danilo Cordeiro
  • 25 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação Horta - CC BY 2.5 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Agroneg%C3%B3cio#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg

Capacitar agentes populares para identificar e refletir criticamente as questões socioambientais em seu território.


Esse é o objetivo do curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar que será ofertado pela UNEB, em parceria com Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).


O projeto do curso, elaborado pelos analistas universitários Sílvia Karla dos Santos e Anderson Viana, contou com o apoio da Secretaria Especial de Articulação Institucional (Seai), da Assessoria Especial para Projetos Estratégicos de Articulação da Educação Superior com os Territórios de Identidade do Estado da Bahia e da Coordenação Geral de Educação do Campo da UNEB.


A iniciativa, voltada para agricultores, agentes comunitários, agentes públicos e jovens moradores de áreas rurais, visa promover a mobilização e sensibilização social para a realização de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos.


O curso, que será ofertado na modalidade semipresencial, terá duração de cinco meses e carga horária de 180 horas.


“A estrutura do ambiente virtual e materiais didático serão disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente. A UNEB vai contribuir significativamente para fortalecer o aprendizado da agricultura familiar por meio de práticas de desenvolvimento sustentável”, explicou Sílvia Karla dos Santos, que também é coordenadora pedagógica do curso.


As inscrições para o processo seletivo estão previstas para o início o de março por meio de análise curricular. Serão oferecidas 45 vagas, distribuídas em duas turmas nos campi da UNEB das cidades de Irecê e Senhor do Bonfim.


O PEAAF é um Programa de Educação Ambiental elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais. A meta do programa é formar 1,4 mil alunos em todo o país.

 
 
 

Comments


Notícias recentes
Arquivo
Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • RSS Social Icon
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

©| Instituto Curupira. Todo conteúdo pode ser compartilhado colocando os devidos créditos.

bottom of page